Na noite de sábado (20), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a 38° edição do Festival Universitário da Canção. O FUC começou às 19h30 no Grande Auditório do campus central da instituição com 10 canções candidatas aos prêmios da noite, seis de Ponta Grossa, dois de Maringá, um de Paranavaí e um de Foz do Iguaçu, com o repertório musical indo do rock alternativo ao forró, que encantaram a plateia.

 

A noite de apresentações começou com a vencedora da última edição, Eulimo, abrindo o FUC com a música que garantiu a vitória “Nas Esquinas”, em 2025, e contou com o fechamento da Orquestra Filarmônica Tom Jobim, junto a Flávia Pilati que homenageou a madrinha do samba Beth Carvalho, falecida em 2019, e esquentou o público para o anúncio dos vencedores. Com Cláudio Farias levando o prêmio de Melhor canção, com “Esquinas”, o grupo Chave de Mandril e a banda Bovoá levaram dois prêmios cada, sendo o do Chave de Mandril o de terceiro lugar e voto popular e o da Bovoá o de segundo lugar e melhor interpretação. Cíntia Santos levou para Maringá o prêmio de melhor canção.

A composição de “Esquinas” surgiu naturalmente, aos poucos. A canção que garantiu a vitória para Cláudio é uma homenagem a Milton Nascimento, um dos maiores e mais influentes cantores e compositores na música brasileira. “Fui fazendo outras coisas e ela foi surgindo, como ficou claro, foi uma homenagem pro Milton. Fomos acompanhando com o tempo o problema que ele estava, e aí a inspiração veio e eu fiz a letra e foi acontecendo”, relata o músico. Bituca, como é carinhosamente conhecido no meio artístico e pelos fãs, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). O artista de 83 anos já havia recebido o diagnóstico de mal de Alzheimer, em 2022, e convivia com a diabetes.

Para Peterson Firmino, vocalista do Circuito Absoluto, concorrente com a música “Gavetas”, o festival é de grande valia para avaliar se os artistas estão no caminho certo. “Fazer música autoral não é fácil e, hoje, o diferencial não é só tocar, mas se conectar com o público, e o evento traz essa conexão”, afirma. Segundo Peterson, o grupo começou como uma brincadeira em seu aniversário  e que evoluiu para uma participação no Sexta às Seis em 2018. Agora, a banda retorna com a construção de um novo álbum, onde “Gavetas”, escrita para o FUC, está planejada para entrar no disco. “Era uma brincadeira que foi indo e que sempre instigou a gente a querer mais”, completa o vocalista.

Texto: Gabriel Vitório e Matheus Fornazari 

Fotos: Gabriel Vitório e Matheus Fornazari 

Revisão: Emanuelle Nunes

Supervisão: Elaine Barcellos de Araújo

 

Gabriel-2
Gabriel-1
Gabriel-3
Gabriel-4
Gabriel-5
Gabriel-6
Gabriel-7
Gabriel-8
Gabriel-9
Gabriel-10
Gabriel-11
Gabriel-12
Gabriel-13
Gabriel-14
Fornazari1
Fornazari3
Fornazari4
Fornazari5
Fornazari6
Fornazari7-1
Fornazari8
Fornazari9
Fornazari10