
O Grupo Teatral UNIDEV/CECI apresentou, na tarde desta quinta-feira (13), o espetáculo “Estórias para Thalita” na mostra Campos Gerais, do 53º. Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). A apresentação foi realizada no Teatro CECI, no centro de Ponta Grossa e integrou a programação oficial do festival. Nesta edição, o grupo levou ao palco uma montagem interpretada por atores cegos, destacando a força expressiva e a diversidade artística.
Com 40 minutos de duração e classificação livre, “Estórias para Thalita” entregou uma narrativa que equilibra emoção e leveza. A trama aborda temas como confiança e liberdade, simbolizados pela relação entre a menina e o pássaro. Ela o liberta e ele retorna, o que reforça o valor do afeto que não aprisiona. A história, mediada pelo vínculo entre a neta e o avô, alterna momentos sensíveis com cenas bem-humoradas.
O ator Marcos Germano Pesck, intérprete do Vovô Leonardo, celebrou a recepção calorosa do público. “Já participei do Fenata em 2012 e 2013, mas com outras peças. Nós esperávamos um público bem receptivo. Queríamos que eles se emocionassem com a história, chorassem e rissem. Isso realmente aconteceu”.
A diretora Heloísa Frehse Pereira comentou o processo e a emoção de acompanhar o elenco em cena. “Na direção, o trabalho termina quando começa o espetáculo. Posso curtir todo o trabalho que construí com o tempo e me emocionar. Cada vez que eles se apresentam, não tem como eu não me emocionar. Eles são formidáveis”.
No papel de Thalita, Sionara Burkner de Abreu, assumiu a personagem principal e recebeu elogios do público pela entrega e pela força interpretativa. A apresentação reforçou o talento dos artistas cegos envolvidos na montagem e marcou mais uma participação significativa do UNIDEV/CECI no Fenata.
Fotos: Valentina Bortoluzze
Revisão: João Bobato
Supervisão: Paulo Rogério de Almeida