
A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol) comemora 20 anos de trajetória em 2025. A programação festiva, que começou ontem (24), no Auditório SECISA na UEPG Central, contou com a apresentação de produções de pesquisa e extensão da Iesol, além de uma palestra com Luís Alves Pequeno, membro do movimento Economia Popular Paranaense.
A Iesol é um programa de extensão da UEPG que reúne diversos projetos voltados à incubação de grupos de trabalhadores na perspectiva da economia solidária. O programa acolhe iniciativas que necessitam de apoio para se desenvolver. A coordenadora técnica e uma das fundadoras da Iesol, Manuela Salau Brasil, relata que o projeto nasceu de um sonho coletivo, influenciado por iniciativas semelhantes em outras universidades. Ela enfatiza o caráter coletivo e colaborativo da ação e reconhece a participação de várias pessoas ao longo de duas décadas. “Os grupos fazem a Iesol existir, aqui a gente não cuida de ninguém, a gente trabalha com as pessoas”, explica. Manuela também destaca o papel fundamental do programa em sua vida. “A Iesol faz parte da minha identidade", complementa.
Entre as participantes que acompanharam de perto essa história está Maria Helena Gonçalves Pinheiros, de 67 anos, que vende doces, salgados e artesanato na Feira. Ela conta que participa desde o início do projeto e que a iniciativa trouxe mudanças significativas em sua vida e na de sua família: “A feira é muito importante pra mim, é dela que tiramos nosso sustento. Eu vendo as coisas da minha filha também, e temos o apoio do meu marido e do meu neto”, revela. Maria Helena recorda que conheceu a Iesol quando participava de uma feira solidária de igreja e foi convidada por Manuela para integrar o grupo.
Texto: Isabella Meira e Valentina Bortoluzze
Revisão: Giulia Neves
Supervisão: Paulo Rogério de Almeida
Fotos: Isabella Meira (01-03) e Valentina Bortoluzze (04-06)


