Seguindo a programação do Festival Setembro em Dança, nesta sexta-feira (19), o coreógrafo Eliseu Correa ministrou a oficina “Danças Urbanas”, no Centro de Esportes e Artes Unificados, que iniciou às 9h30 da manhã com uma roda de conversa. A oficina, que dura cerca de 2h, traz aos alunos conceitos básicos da “street dance”, movimentos com o corpo, dança conjunta e improvisação, o que possibilita aos participantes conhecer mais sobre o estilo de dança.

“Eu acho que é sair do meu conforto, trazer essa estranheza e encontrar nessa estranheza uma coisa interessante para ser trabalhada”, comenta a bailarina Larissa Sanches, participante da oficina, que não conhecia a técnica das danças urbanas e reconhece que a expectativa foi alcançada.

Nascido em Cascavel, Eliseu é professor de dança e coreógrafo desde 1996, e se mudou para São Paulo nos anos 2000, onde trabalhou na Cia de Dança Ritmos Family; ele se formou em diversos cursos técnicos e se especializou em Danças Urbanas na escola Ritmos de Rua e Studio Harmonic, na cidade de Paris. Desde então, desenvolveu trabalhos internacionais e apresentou workshops em diversos países.  Eliseu Correa explica como a dança tem um papel crucial na vida das pessoas, “Transformar, ressignificar e trazer as coisas que estão acumuladas dentro da gente, porque se a gente consegue se transformar, também transformamos o que está em nosso entorno… a dança é uma necessidade para qualquer humano se sensibilizar”, afirmou.

Para a assessora de comunicação Priscila Degraf, o intuito do Setembro em Dança é proporcionar à população de Ponta Grossa esse acesso à cultura e principalmente à diversidade de várias danças, mas também trazer a alegria por meio disso. “Além da parte da saúde, coletividade e diversidade, a alegria, porque se você ver qualquer pessoa que está dançando, ela sempre vai estar com um sorriso no rosto”, ponderou.

As oficinas assim como o Festival já ocorrem em Ponta Grossa no mês de setembro desde 2015, sempre trazendo artistas nacionais renomados, mas a partir de 2026 o evento mudará para o mês de maio, devido à concorrência com outras atividades como o aniversário da cidade e outros campeonatos de dança. 

Texto: Carlos Cruz e Emanuelle Nunes

Revisão: Gabriel Ribeiro

Supervisão: Paulo Rogério de Almeida 

Fotos: Carlos Cruz (01-04) e Emanuelle Nunes (05-08)

CARLOS-1
CARLOS-4
CARLOS-3
CARLOS-2
Emanuelle
Emanuelle-1
Emanuelle-2
Emanuelle-3