A Primeira Rota dos Direitos Humanos aconteceu na tarde da última quinta-feira (18), no bloco do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento é promovido pela Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju) e foi direcionado a docentes, alunos e comunidade em geral. A proposta do evento é debater ações sociais e os direitos humanos.

A programação contou com a participação de Silvia Cristina Xavier, Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Seju; Tatyana Denise Belo, Presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa; Priscila Bodnar, Terapeuta Ocupacional e agente profissional da Socioeducação; Shana Rohmann, agente profissional da Socioeducação e Saulo Alessandro Lopes, diretor da Semiliberdade de Ponta Grossa, que são medidas socioeducativas para adolescentes que cometeram atos infracionais.

A Rota dos Direitos Humanos está programada para acontecer até 2027 nos 399 municípios do Paraná. Será organizada em 10 etapas, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania. A primeira etapa, realizada na quinta-feira, buscou incentivar o diálogo entre gestores e a sociedade civil a partir de palestras envolvendo vários temas da área social e do direito.

O palestrante de temas socioeducativos e direitos humanos, Saulo Alessandro Lopes, ressaltou a relevância do trabalho realizado com adolescentes em conflitos com a lei. “Os adolescentes, assim como as crianças, são o berço do nosso futuro. Se não atuarmos desde cedo, principalmente com aqueles que já cometeram algum ato infracional, podemos perdê-los para o sistema prisional”, afirmou

Eventos como a Rota dos Direitos Humanos reforçam a relevância da discussão sobre tais temas. Emily Biscaia, acadêmica de Serviço Social e profissional do CREAS, destaca a importância do evento. “Quanto mais falamos sobre esses assuntos, mais saídas e propostas são apresentadas. Falar de direitos humanos é fundamental para que eles se efetivem de fato”, afirmou. Ela também reforça as ações de capacitação e outras atividades do gênero promovidas pelo município para fortalecer a proteção de direitos civis.

Texto: Karine Santos e Celyne Stefani

Revisão: Matheus de Lara

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Karine Santos (01-02), Celyne Stefani (03-04) e Emilly Paitch (05-06)

karine-santos-1-
karine-santos-2
Celyne-2
Celyne-3
03-Emilly-Paitch
02-Emilly-Paitch