A fotografia é uma camada a mais na visão do mundo. Capta detalhes e transforma momentos em eternidade. Só ela pode capturar a magia de momentos de maneira tão poética. A temática deste portfólio é carros. Para a maioria das pessoas, eles são apenas uma ou duas toneladas de metal, muita borracha e plástico. Para os amantes do mundo automobilístico, os carros apaixonam, são uma forma de terapia.

Às vezes, tudo que precisamos é  de uma tira de asfalto serpenteando entre as montanhas para acelerar o veículo que a gente ama guiar. Sentir o perfume da natureza misturado aos cheiros da combustão e das pastilhas de freio, enquanto você vivencia pequenas alegrias ao fazer uma curva com tangencia perfeita ou ao vislumbrar uma cena de tirar o fôlego. 

Cada acelerada faz subir o ronco do motor e uma satisfação toma o corpo. Carros são uma das coisas mais intoxicantes e bonitas já forjadas pelo homem, pela humanidade. Mas neste século, somos uma espécie em extinção. Nós, amantes da velocidade. Nós, devotos da potência, performance e do som. A sociedade agora reclama: vão embora e levem sua fibra de carbono e seus V12 cuspidores de fogo juntos. Já não há quase mais lugares para nós aqui, ainda mais junto aos defensores do verde e com esses congestionamentos intensos. Não mais nessa época preocupada com  a segurança e marcada restrições.

Meu nome é Matheus Fornazari. Sou acadêmico de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e extensionista do Foca Foto UEPG. Como deu para perceber, sou apaixonado por carros, pelo mundo automobilístico e por estradas infinitas.

*Por Matheus Fornazari, com revisão de Daniel Klemba e supervisão de Carlos Alberto de Souza

 

08092025-140135
08092025-140010
08092025-140135
08092025-140010
MathFornazari1
MathFornazari12
MathFornazari9
MathFornazari7
MathFornazari4
MathFornazari5
MathFornazari2