Cultura e tradição. Palavras que traduzem a união de músicas, danças e representações típicas do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (05), o CTG União Vila Velha recebeu a 3ª. expedição “Do Rio Grande ao Pantanal”, organizada pelo Grupo Planalto de Comunicação, de Passo Fundo (RS). O projeto educacional possui como referência dois ícones gaúchos: Teixeirinha e Gildo de Freitas. O objetivo é valorizar e divulgar as produções materiais e simbólicas do Sul do país.
O gerente da Rádio Planalto FM, Célio França Júnior, afirma que a cultura gaúcha é adotada por diversos estados do Brasil. “Ser gaúcho não é ter nascido no Rio Grande do Sul, é um estado de espírito, é um bem que uma pessoa faz para uma cultura”, aponta o radialista. França também anuncia que o projeto passará por 12 estados, além do Distrito Federal, mostrando não apenas a cultura gaúcha, mas também a cultura de cada região visitada.
A integrante do CTG, Julia Trindade, comenta que o Paraná influencia diretamente o Movimento Gaúcho. “Os paranaenses possuem grande peso no MTG, em congressos e tomadas de decisões, e principalmente na questão cultural”, declara Julia. Segundo ela, ao longo dos anos, é possível observar o aumento na procura das danças de salão, promovidas pelo CTG, por parte dos ponta-grossenses.
Com apenas quatro anos, Diana Graeff Trevisan iniciou sua trajetória no CTG há cerca de um ano. Participando ativamente das danças e realizando declamações, como “Brinquedo Antigo”, Diana pretende futuramente ingressar na musicalidade gaúcha tocando gaita. Sua mãe, Talita, vê que a inserção das crianças desde pequenas nas tradições gaúchas, como as “invernadas”, faz com que os costumes sejam levados adiante para as futuras gerações.
O CTG União Vila Velha está localizado no Centro de Eventos de Ponta Grossa. O espaço, fundado em 1958, foi o primeiro CTG criado fora do Rio Grande do Sul. Desde então, contribui para a preservação e valorização da cultura gaúcha no Paraná.
Texto: Giulia Neves, Emanueli Garcia e Sarah Brasil
Revisão: Mariana Real
Supervisão: Paulo Rogério de Almeida
Fotos: Giulia Neves (01-03) Emanueli Garcia (04-06) e Sarah Brasil (07)