
Foto: Valentina Bortoluzze
A Galeria Ponto Azul abriu suas portas na noite de segunda-feira (11) para a exposição do projeto Desenhadores de Rua, resultado do trabalho da professora-artista Rute Yumi em parceria com seus alunos-artistas. A exposição reuniu uma seleção das 200 obras produzidas pelos 20 alunos-artistas que participaram da mostra.
Esse projeto iniciou-se em 2012 como Croquis Urbanos, mas que infelizmente encerrou as atividades em 2017. O evento retornou com a parceria da produtora cultural Rafaela Prestes Remeika, em 2022, com a nova nomenclatura “Desenhadores de Rua".
“Acompanhar eles em todos os finais de semana foi muito prazeroso para entender os traços e perspectivas diferentes de cada um e entender que todos têm uma história de vida e o motivo de estar lá desenhando”, explica Rafaela sobre o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos em diversos locais da cidade.
“Eu achei essencial porque eu nunca tinha desenhado na rua, nunca tinha olhado também alguns pontos turísticos específicos de Ponta Grossa então ajudou a valorizar ainda mais a cidade que eu nasci e cresci”, relatou o professor de artes e aluno-artista Martin Moreira Alves sobre as emoções captadas enquanto produzia suas obras
Já para a professora Rute Yumi, o foco do projeto era compartilhar os conhecimentos, o potencial de replicação, a troca de informações sobre os locais, divulgação das técnicas de desenhos e despertar o interesse das pessoas pela arte. “O meu foco é bastante o desenho, sabe? como linguagem e habilidade. É isso que eu defendo mais que tudo”, comenta a artista visual sobre como o projeto começou.
Segundo a produção do evento, a conclusão está prevista para novembro, pois ainda serão elaborados 10.000 cartões postais e banners para exposição em todos os terminais de Ponta Grossa.
Texto: Emanuelle Nunes e Valentina Bortoluzze
Revisão: Matheus de Lara
Supervisão: Paulo Rogério de Almeida
Fotos: Valentina Bortoluzze (01-04) e Emanuelle Nunes (06-10)