O Festival das Cerejeiras é realizado todos os anos na cidade de Castro, na Associação Cultural Esportiva (ACEC). Além das flores das cerejeiras floridas que encantam o público, a festa é marcada pela tradição da cultura oriental. O Sakura Matsuri foi realizado neste sábado e domingo e contemplou danças, músicas, comida típica, lutas e até mesmo um evento de cosplays. Os ingressos foram vendidos por 5 reais aos visitantes, chegando até 40 reais para aqueles que foram ao local com o próprio veículo, tendo acesso ao estacionamento.
A professora da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) Maria Eiko Kanda participa todos os anos. Mas esse foi diferente, uma vez que ela se apresentou ao público com uma dança chamada Bon Odori, de origem Budista. “É muito bom eu, como descendente, poder estar participando deste evento, que é uma forma de perpetuar a cultura dos nossos antepassados.”
Mateus Mafei, estudante, prestigiou o festival pela primeira vez este ano e comenta: “o evento é maravilhoso”. Sinto-me inserido nessa cultura e acho importante aprender e vivenciar as tradições japonesas, observa.
Texto: Luiz Cruz
Revisão: Matheus de Lara
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Luiz Cruz (01-05)