“Não cultuamos o mal e nem os demônios. Nós cultuamos o sagrado, os orixás, a ancestralidade e a natureza”
A Saluba Nanã, também conhecida como festa de Nanã-Águas Ancestrais, foi realizada neste sábado (26) no Lago de Olarias. O objetivo foi homenagear uma das mais antigas e reverenciadas orixás das religiões afro-brasileiras, a orixá Nanã Buruquê. A terceira edição da festa recebeu representantes da umbanda, candomblé e de outras religiões afro-descendentes. O evento reuniu músicas, danças e rituais de fé, que celebram a força da ancestralidade e a riqueza cultural das religiões de matriz africana.
A festa de Nanã Buruquê, em local público, tem um papel importante no combate ao preconceito religioso. “Ela existe para desmistificar as visões erradas que muitas pessoas ainda têm sobre a Umbanda, o Candomblé, e outras expressões religiosas afro-brasileiras” explica a sacerdotisa do candomblé, a Iyalorixá Jessyca Regina.
Segundo o Babalorixá e fundador da organização União dos Templos de Matriz Afro e Ameríndias de Ponta Grossa, Hallison Mocelim, o evento é planejado para não agredir o meio ambiente. “Nós (de cultos de matriz africana) prezamos pelo cuidado com a natureza. Nós não poluímos, ao contrário, nós cultuamos o meio ambiente”, relata.
A programação contou com oferta de flores para Nanã. Apresentações de grupos, como Tambores do Paraná e Curimbas de Ponta Grossa (canto, tambor e axé), foram realizadas em homenagem às benzedeiras (momento de valorização e reconhecimento do saber e da cura realizada pelas mãos delas). Os participantes também puderam prestigiar a feira artesanal de produtos do axé.
O evento foi promovido pela União dos Templos de Matriz Afro e Ameríndias de Ponta Grossa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da URI-PG (United Religions Initiative) e da Prefeitura. A ação integra o Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, reconhecido e protegido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC).
Texto: Nicolly Furman e Gabrieli Mendes
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Nicolly Furman (01-10)