No último fim de semana, ocorreu a tradicional Festa da Padroeira Sant’Ana, em Ponta Grossa. A programação teve início no sábado (26), às 9h, com uma carreata que saiu da Catedral Sant’Ana e percorreu as principais ruas da cidade. A imagem da padroeira seguiu sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhada por veículos antigos. Sant’Ana é reconhecida pela Igreja Católica como avó de Jesus e mãe de Maria. Ela é considerada símbolo de fé e proteção para as famílias.
Às 10h, a Catedral ficou lotada para a Santa Missa em memória à padroeira. Jovens e idosos participaram da celebração. Orações, cantos e homenagens foram dedicadas à Sant’Ana.“Venho todos os anos. A festa faz parte da minha vida desde criança. Participar da missa e da carreata é algo que me fortalece espiritualmente”, explica a devota Maria Ivone Alves. A festa também é um espaço de convivência e reencontro para os fiéis. “Nos encontramos aqui todo ano. É uma tradição que une as pessoas”, afirma Joana dos Santos Afonso.
Ao meio-dia, o tradicional almoço foi servido no salão de festas da Catedral. A programação se encerrou no domingo (27) e contou com outras atividades, como bingo e vendas de alimentos.
Texto: Gabrieli Mendes, Nicolly Furman e Giovana Guarneri
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Gabrieli Mendes (01-05)