O Sesc Estação Saudade esteve de casa cheia nesta quarta-feira (23) com a apresentação do espetáculo “Os Dois Perdidos”, do grupo Diálogos Culturais. A peça, dirigida por Gabriel Vernek, é uma adaptação de “Os Dois Perdidos Numa Noite Suja”, do dramaturgo Plínio Marcos. Ao traçar uma analogia entre o querer e a impossibilidade, a peça revela o potencial destrutivo do desejo nas relações humanas.

Paco e Tonho, interpretados por Vinicius Alexandre e Luiz Slompo, respectivamente, moram juntos em um quarto de pensão. Os personagens passam dificuldades devido à falta de  oportunidades. Tonho precisa de um sapato novo para conseguir um emprego melhor. Já Paco, teve sua flauta roubada e tenta se virar como pode. A relação entre eles fica tensa porque Paco ganha o sapato de que Tonho precisa. Sem outras saídas, os dois encontram a solução no mundo do crime. No assalto, eles conseguem itens de valor e o sapato que acaba não servindo em Tonho. Eles entram em conflito e Tonho acaba matando Paco.

O diretor e produtor Gabriel Vernek descreve a peça como uma oportunidade de demonstrar de forma  intensa a realidade de muitos brasileiros. “Utilizar um texto de um autor que além de descrever a situação de pessoas em vulnerabilidade também vivenciou isso tem um grande peso”, afirma.

O ator Vinicius Alexandre comenta que, comparada à apresentação anterior, identificou  um avanço significativo em sua dinâmica vocal e corporal. “A intensidade transmitiu o ritmo das grandes cidades. Marcado pela pressa, estresse e excesso de ruídos, como barulhos de trem e gritaria”, explica.

A espectadora Julia Martinelli já havia assistido à peça na edição anterior e ressaltou que, como uma praticante do teatro, a peça impressiona pela intensidade. “Muitas vezes acabamos nos distraindo com o celular ao assistirmos algo, mas com essa peça isso não aconteceu, foi algo muito marcante”, afirma.

O espetáculo fez parte da programação do Festival Prosiá, organizado pelo Coletivo Cacareco. O evento se estende até domingo (27), com espetáculos e oficinas. Você pode conferir a programação completa no Instagram @cacarecocoletivo.

Texto: Mafe Sperafico e Naty Stüpp

Revisão: João Vitor Bobato

Supervisão: Paulo Rogério de Almeida 

Foto: Mafe Sperafico (01-03) e Naty Stüpp (04-06)

922-mafe
mafe-4
mafe-6
naty-4
naty-1
naty-2