O evento de 2025 contou com oito mesas temáticas

A 28ª. edição do Seminário de Inverno de Estudos em Jornalismo encerrou-se na sexta-feira (06), com duas mesas temáticas, “Jornalismo, Democracia e Representações Sociais” e “Jornalismo e Extensão: Universidade e Sociedade”. A programação teve início na última terça-feira (03) com a primeira mesa intitulada de “Inovações no Jornalismo: som, texto e imagem”; no total da primeira sessão houve cinco apresentações. Na mesma noite, a mesa “Desinformação, Plataformas e Ecossistemas Digitais” teve quatro mostras.

A estudante Amanda Rafaella de Lima, em sua primeira Iniciação Científica comenta como foi a primeira experiência no seminário. “Participar deste evento mostrou o quão enriquecedor e abrangente é o campo de pesquisa no jornalismo e também com certeza irá me ajudar a chegar ao mestrado”, afirma. A participante apresentou o processo de mapeamento da produção brasileira sobre podcasts nos anos de 2020 a 2023. 

Na quarta-feira (04), a mesa 3 do Seminário de Inverno ffoi coordenada pelo professor Hendryo André e o mestrando Pablino Cáceres Paredes; a  temática que abriu as apresentações da noite teve pesquisas relacionadas às “Histórias e trajetórias do Jornalismo brasileiro”. Após a apresentação dos trabalhos pelos estudantes, os participantes puderam debater sobre os temas apresentados. O mesmo aconteceu com a mesa 4, coordenada pelo professor Ivan Bomfim e pelo mestrando Vitor Almeida dos Santos, com temas relacionados à “Inteligência Artificial e ética na prática jornalística”.

Na noite de quinta-feira (05), aconteceram duas sessões, “Jornalismo Cultural e Narrativas de Resistência” e “Opinião Pública, Cultura e Comunicação Política” em que os professores do Departamento de Jornalismo, Kevin Kossar Furtado e Sérgio Luiz Gadini apresentaram o trabalho “O direito à água em crônica de um descaso anunciado: a cobertura da mídia regional à (previsível) falta d'água em Ponta Grossa em 2025”. 

Gabriele Proença, estudante do terceiro ano do curso, apresentou o trabalho “Formação cidadã e democracia: a experiência do debate eleitoral no espaço universitário de Ponta Grossa”, na mesa 7 coordenada por Marcelo Engel Bronosky e Gabriel Gustavo Ipólito Ribeiro. A aluna expõe como a extensão contribui na formação acadêmica. “O meu trabalho mostra como foi participar de um debate político a partir de um projeto de extensão, e é uma experiência enorme que pode me trazer benefícios no mercado de trabalho”, ressalta. 

Cada apresentação teve duração de 10 a 15 minutos a partir do modelo, resumo expandido ou artigo. Ao final de cada sessão, houve um momento de debate e o público pôde fazer perguntas aos apresentadores. 

O 28º. Seminário de Inverno teve iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) e do Departamento de Jornalismo da UEPG, além da organização do Projeto Combate à Desinformação e Agência de Jornalismo UEPG.

 

Texto: Pedro Moro, Sabrina Waselcoski e Victória Fonseca

Revisão: Ana Beatriz de Paiva

Supervisão: Paulo Rogério de Almeida 

Fotos: João Fogaça (01-03) e Sabrina Waselcoski (04-06)

Fogaca-2
Fogaca-1
95-foga
Sabrina
Sabrina-1
Sabrina-2