A palestra intitulada “Vivências de uma âncora em telejornais” alinhou-se à trajetória da convidada, a jornalista Cíntia Capri. A atividade, que aconteceu nesta terça-feira (27), integrou a 19ª Semana de Integração e Resistência, promovida pelo Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), entre os dias 26 a 28 de maio. Durante o encontro, a jornalista apresentou características, formatos e demandas do telejornalismo.

Cíntia iniciou a graduação em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e concluiu o Ensino Superior na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A jornalista iniciou a carreira no telejornalismo em 1998, como repórter na TV Record. Posteriormente, adquiriu experiências no Grupo RBS, Grupo Massa, GRPCOM e Gangorra Digital. Hoje, Cintia é repórter da RICTV.

Segundo a profissional, o nervosismo em transmissões síncronas é um elemento em comum para os repórteres, independente das vivências na área, dos anos de profissão ou em qual veículo de comunicação o profissional está. “Em qualquer momento da vida, a entrada ao vivo é um caos”, relata. 

Em relação às transformações do telejornalismo, Capri destaca o desenvolvimento contínuo da TV, especialmente, ocasionado pela expansão das mídias sociais. “São poucas pessoas que acompanham o telejornal do início ao fim. Os veículos de comunicação, principalmente no audiovisual, devem se adaptar”, salienta. Segundo a jornalista, outro exemplo de transformação é a linguagem, que se tornou mais natural e próxima do espectador.

Para a presidente do CAJOR, Amanda Los, a troca de experiências durante a Semana de Integração e Resistência proporciona o entendimento, ainda na graduação, das possibilidades no campo jornalístico. “O contato ajuda a alinhar expectativas e a compreender a realidade do mercado de trabalho”, reitera. 

Na edição deste ano, a temática “Interseccionalidade e resistência na carreira jornalística” guia os debates. Na quarta-feira (28), a programação inclui um tradicional café-comunitário, mesas-redondas e oficinas.

Texto: Giulia Neves

Revisão: João Bobato

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Giulia Neves (01) e Naty Stüpp (02-04)

92-giuuuu
naty-3
naty-1
naty-4