O Abril Pro Rap PG, iniciativa que começou em 2003 com o objetivo de promover a cultura do Hip Hop em Ponta Grossa, iniciou na noite do último sábado (5) com shows de rap e batalhas de rima. O evento aconteceu no Restaurante Clabonde, com entrada gratuita.
A programação contou com apresentações da DJ Afrohigh, DJ Nuno, 3Madru, Gueg e outros artistas. Além da Batalha D.O.D.R, onde Vitu, artista que faz parte do movimento cultural há três anos, foi o grande campeão. Ele avalia a valorização do Hip Hop no município. “O Hip Hop vem ocupando alguns espaços e lugares que antes não era possível, o que é uma conquista gigantesca, mas ainda falta o real significado de ‘coletivo’. O movimento, querendo ou não, ainda é muito individualista em Ponta Grossa”. Vitu revela gostar de debater à altura dos adversários, mas acima de tudo, se divertir nos palcos.
O Abril Pro Rap PG sempre foi realizado de forma independente e com poucos recursos. Gueg, organizador do evento, afirma que a intenção é que o projeto seja realizado da melhor forma e com os recursos disponíveis. “O objetivo do evento é abrir oportunidade para artistas apresentarem os seus trabalhos musicais, pois esses, em sua maioria, vivem à margem e não têm agenda frequente de shows para se sustentar”, explica. O organizador confessa que a ideia do Abril Pro Rap é revelar artistas novos, que nunca participaram das apresentações. Os convites para participar são enviados pelas redes sociais e os primeiros a se inscrever acabam integrando a programação.
Texto: Karine Santos e Guilherme Monteiro
Revisão: Daniel Klemba
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Karine Santos (01-03), João Sprada (04-06) e Guilherme Monteiro (07-09)