A dança do ventre ajuda mulheres a recuperar a autoestima, feminilidade e a conhecer melhor o próprio corpo
A atividade, intitulada de aulão inaugural, teve o objetivo de despertar o interesse das mulheres do município. Além de proporcionar a interação social, a iniciativa permite que as participantes busquem definir seus limites pessoais. O aulão de dança do ventre foi realizado na noite de quinta-feira (27), no Bloco G do Campus Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Uvaranas.
De acordo com a acadêmica de Educação Física, Manuela Rodrigues, o intuito do projeto é democratizar as aulas para que mais pessoas tenham acesso. A aula inaugural foi realizada para avaliar a demanda de participantes e definir se a atividade terá continuidade, com a definição de dias e horários.
A prática da dança do ventre pode ser um atrativo, para que mulheres saiam de sua rotina e recuperem a autoestima. “Eu vejo como uma grande oportunidade para nós, mulheres, principalmente no tempo atual, de correrias e de uma vida muito agitada. É o momento que a gente olha para nós, o corpo e a nossa feminilidade, e a UEPG nos oferece essa iniciativa”, comenta a aluna Tamara Brandão.
A dança do ventre é uma atividade que ajuda as mulheres a fortalecer a autoestima e a trabalhar a confiança própria. “Nós sentimos a dança e refletimos para o público a emoção pelos movimentos”, diz Ana Nicoli, professora formada em Educação Física pela UEPG. Nicoli ressalta que muitas mulheres que procuram a prática, passaram por problemas de saúde ou desafios na vida que afetaram sua autoconfiança e autoestima.
A atividade artística fortalece tanto o físico quanto o emocional das participantes, o que proporciona a autoestima, bem-estar e qualidade de vida.
Para mais informações sobre as aulas, o contato com o projeto pode ser feito pelo Instagram @danca_uepg.
Texto: Nicolly Furman, Giovana Guarneri e Gabrieli Mendes
Revisão: Victória Fonseca
Supervisão: Aline Rosso
Fotos: Gabrieli Mendes (01-08) e Giovana Guarneri (09-10)