O Operário venceu a Ferroviária de virada neste domingo (23), por 2 a 1, no Estádio Germano Krüger, em resultado que decretou o rebaixamento da equipe paulista na 38ª. rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Netinho abriu o placar para o time de Araraquara, mas Dudu Mosconi e Léo Gaúcho viraram o jogo para a equipe ponta-grossense.

Sem mais objetivos a conquistar na Série B e com parte do elenco já em férias adiantadas, o Operário entrou em campo com um time misto para o último compromisso do ano, dando oportunidade à "Piazada do Fantasma", jogadores da equipe sub-20. 

Aos oito minutos da etapa inicial, a Ferroviária saiu na frente com gol de Netinho. Alencar roubou a bola na área adversária e tocou para o camisa 35, que finalizou e converteu em gol, o que deu esperança para a permanência da equipe na Série B. Nesse momento, outros jogos do campeonato aconteciam de forma simultânea e alguns deles influenciavam diretamente no rebaixamento da Ferroviária para a Série C. Mas, enquanto a equipe mantivesse o resultado positivo no Germano Krüger, permaneceria na Série B.

O Operário voltou para a segunda etapa pressionando a Ferroviária e buscando pontos, de cabeça Léo Gaúcho quase empatou. Aos 32, Matheus Galdino cruzou da direita, sobrando na canhota de Dudu Mosconi, que não desperdiçou a chance e marcou seu primeiro gol no profissional, empatando o jogo em 1 a 1. Aos 48, a arbitragem marcou pênalti para o Operário, e Léo Gaúcho cobrou determinando a vitória alvinegra e o rebaixamento da Ferroviária. 

O Fantasma oscilou diversas vezes durante o campeonato, com chances reais de subir para a série A, mas também com a probabilidade de rebaixamento. Apenas na 37ª. rodada o Operário confirmou a permanência na segunda divisão quando completou os 45 pontos. Para a próxima temporada, o técnico Alex de Souza avalia a necessidade de gastar melhor o dinheiro, equilibrar as características do time, além de trabalhar com os jogadores para que eles tenham um rendimento melhor. 

“Hoje dá pra fazer uma análise fria de como funciona o time ao longo do ano, mas acredito que mesmo com tudo isso, o momento é positivo. Dentro da realidade do Operário, ele teve um ano vitorioso”, avalia o técnico. Neste ano, o Operário foi campeão Paranaense superando os rivais da capital, Coritiba e Athletico Paranaense, respectivos campeão e vice-campeão da Série B, foi eliminado da Copa do Brasil para o Vasco e concretizou a permanência na série B na penúltima rodada. O Fantasma encerra a temporada na 12ª. posição, com 48 pontos. 

Com a derrota da Ferroviária e a vitória de outros times que também corriam risco de rebaixamento, o time de Araraquara ficou na 17ª. posição e foi a quarta equipe rebaixada. O técnico da Ferroviária não quis dar entrevista. 

Texto: Karine Santos e Mafe Sperafico

Revisão: Giulia Neves

Supervisão: Paulo Rogério de Almeida 

Fotos: Karine Santos (01-04) e Mafe Sperafico (05-08)

MG6255
MG6655
MG6326
MG6586
Copia-de-mafe-1
Copia-de-mafe-2
996-mafes
Copia-de-mafe-4