O esporte e a confraternização se destacaram no último domingo em Ponta Grossa, com a realização do Circuito Municipal de Basquetebol 3x3. O evento, organizado pela Associação de Pais e Amigos do Basquetebol em Ponta Grossa (ASPA), em cooperação com a Secretaria Municipal de Esportes, reuniu atletas de diferentes idades nas quadras do Centro de Treinamento da ASPA, na Palmeirinha.

O coordenador da associação, professor Luiz Antônio Rodrigues Neto, o “Passoka”, explicou que o objetivo da parceria é fomentar o basquete na cidade e oferecer oportunidade da prática esportiva organizada, mesmo para atletas informais. “A ideia é ver a moçada da cidade que gosta de jogar, que jogou basquete na época de escola e não tem mais onde jogar. Por isso, a gente realiza a competição”. Passoka reitera que “é muito importante. Eu fico alegre em vê-los jogando.” concluiu.

Mesmo sem avançar na competição, Gean Carlos da Rosa Mangoli, o “Gigante”, jogador da equipe Parceiros do Bodão, elogiou a iniciativa e comparou com as edições anteriores: “Sempre demora muito, tem dias [de campeonato] em que a gente fica horas e horas e a coisa não flui e hoje está sendo muito rápido. Joguei dois jogos e mais um agora. Infelizmente não estamos classificados, mas está sendo muito bem organizado.”

Mais do que uma competição, o evento foi um espaço de diversão para os jogadores, acrescentou Mangoli, que veio de Castro para competir: “Eu vim de Castro e estou aqui pra me divertir,” disse, ao acrescentar que “hoje em dia, Ponta Grossa está proporcionando muito isso. Eu também jogo handebol, mas comparado ao basquete, o handebol tem uma vez por ano, e o basquete só agora está crescendo muito aqui em Ponta Grossa."

O jogador Márcio Luís Trentin complementou: “a gente ama o basquete e estamos aí, com quase cinquenta anos, ainda tentando brincar um pouco. Então é muito legal que tenha esse tipo de evento aqui na cidade.” Trentin também elogiou a organização. “O campeonato está ótimo, muito bem feito, muito bem organizado,” finalizou.

O título do circuito ficou com o Fantasma Basquete. O jogador da equipe campeã, Ivo Henrique Chiaretto falou da importância do formato 3x3, apesar de ter mais experiência com o formato tradicional. “São estilos diferentes. Tem gente que não leva jeito pra jogar o 5x5 e leva jeito com o 3x3”. Chiaretto destacou, ainda, o entrosamento da equipe e a felicidade pela conquista do campeonato: "Fico feliz de ter sido campeão. Faz tempo que eu estou com o time, então já estamos bem entrosados, e é isso”. Na próxima vez, observa, vamos buscar novamente o titulo.

 

Texto: Mariana Real e Emanueli Garcia

Revisão: Gabriel Ribeiro

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Emanueli Garcia (01-03), Mariana Real (04-05), Luiz Cruz (06-08) e Guilherme Monteiro (09-10)

manu-01
manu-06-1
manu-04
98-marii
5-Mariana-Real
Luiz-03
Luiz-02
Luiz-06
Guilherme-05
Guilherme-02

 t.gif