Com 30 anos de projeto, a moradora de Ponta Grossa, Maria de Lourdes Passos, arrecada doces e brinquedos que são distribuídos, alguns dias antes do Natal, nas seguintes vilas: Costa Rica, Andorinhas, Londres, Panamá e Padre Roque. A distribuição ocorre por meio de uma carreata que circula nesses locais. Esse é o momento em que Maria de Lourdes veste-se de Mamãe Noel juntamente com amigos para distribuir os doces e brinquedos para a criançada.

Ao contar a história do projeto, ela relata que, em 1993, quando o movimento teve início, distribuía presentes para apenas 10 crianças. Nos últimos anos, estima que cerca de 1.000 crianças recebem os doces e brinquedos arrecadados.

Maria de Lourdes desta que, para manter o projeto vivo, é necessário que a população colabore com doações de brinquedos, roupas e doces. Fala que esse ano a ajuda está restrita, poucas pessoas estão colaborando: "eu peço para algumas pessoas ajudarem, mas nunca tenho resposta. Posso dizer que não recebo nada, tudo comprado com dinheiro da gente. Eu peço ajuda e dou meu endereço da minha casa, passo meu pix, tudo para realizar essa festa", afirma.

A morada ponta-grossense faz um apelo à população, pois precisa de ajuda com doações de brinquedos e doces para que no dia da carreata tenha presentes e guloseimas para distribuir às crianças. "Então, quem tiver doação, pode mandar para a minha casa, rua João Geronimo Simonett, 250, no Núcleo Pitangui, bairro Neves. Ou no PIX, número (42) 99913-1198", esclarece Maria de Lourdes.

A festa natalina, que ocorre por meio da carreata, será realizada no dia 17 de dezembro, às 14 horas. Todas as doações devem ser entregues até o dia 16 de dezembro.

Texto: Nicolly Furman

Revisão e Supervisão: Cândida de Oliveira

Fotos: Giovana Guarneri

DSC8588
DSC8573
DSC8581
DSC8578
DSC8583
DSC8589