Camila Souza Ferreira, Heloisa Ribas Bida, Larissa Lillo Del Pozo e Tayná Landarin Rodrigues, alunas do terceiro ano de Jornalismo da UEPG, conquistaram o segundo lugar no projeto “‘Adote uma Causa” do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). As acadêmicas produziram um vídeo utilizando Inteligência Artificial (IA) sobre o Núcleo Assistencial Pequeno Anjo, instituição que realiza acolhida de crianças vulneráveis em Ponta Grossa. O projeto “Adote uma causa” envolve acadêmicos e profissionais da área da comunicação, gestão e tecnologia, e produz trabalhos sociais voltados a ONG 's e OSC ‘s associadas ao GRPCOM. 

A ideia do vídeo a partir da Inteligência Artificial surgiu com as alunas Tayná Rodrigues e Camila Souza, que logo tiveram a aprovação das outras colegas de projeto. “Foi a maneira encontrada para preservar a identidade das crianças e utilizando de algo humanizado que chama a atenção do público”, ressalta Tayná. O vídeo conta a história real de uma criança que frequentou o Núcleo, a qual teve seu nome, voz e fisionomia alterados pela Inteligência Artificial. Além do curta-metragem com a IA, as acadêmicas produziram vídeo institucional e a assessoria das redes sociais do Pequeno Anjo. Camila Souza informa que a ação do grupo gerou cerca de 4 mil reais em doações para a instituição. 

Os participantes tiveram um encontro semanal de preparação. “O conteúdo das aulas preparatórias já eram familiares para nós, porque aprendemos desde o início do curso a forma de abordar histórias em entrevistas e gerenciar redes sociais, o que contribuiu para nosso trabalho”, explica Tayná.

“Fiquei orgulhosa com o resultado”, revela Camila. Para a aluna, um dos desafios para a equipe foi o de produzir conteúdos em apenas um mês, frequentando um curso integral. Cada aluna do grupo premiado recebeu uma Alexa geração 4 como gratificação do segundo lugar.

 

Fotos: Caroline Teles

Edição: Mel Pires

Supervisão: Ben Hur Demeneck

Publicação: João Bobato

Caroline-Teles-1
Caroline-Teles-4
Caroline-Teles-3
Caroline-Teles-2