Esta parceria tem como objetivo aprimorar a produção em fotografia e fotojornalismo entre os cursos de jornalismo da cidade, com vistas a discutir técnicas, trocar experiências. A proposta se constitui de três atos: oficinas com os alunos dos dois cursos, projeto Retratos da Pobreza, Seminários e palestras semestrais, trazendo para o espaço da Faculdade SECAL e da UEPG profissionais e pesquisadores da fotografia e fotojornalismo.

O projeto de extensão está vinculado ao projeto pedagógico que tem como filosofia o trabalho extensionista com ações em prol da comunidade, em atendimento das demandas sociais, procurando aliar nesta AÇÃO a integração entre as áreas do ensino, pesquisa e extensão. O coordenador do curso de jornalismo da Faculdade SECAL, Helton Costa e o coordenado do projeto Carlos Alberto Souza afirmam que a parceria possibilita por em prática o que se aprende em sala de aula, trabalhos em grupos, vivenciar o cotidiano do fotográfico, trocar experiências, além de aproximar os docentes para pesquisas que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento na àrea. A Professora Maria Fernanda Cordeiro, da Faculdade SECAL que ministra disciplinas de fotografia e fotojornalismo acredita que a parceria é positiva, “A troca de experiências entre os acadêmicos e profissionais enriquece o conhecimento”. O estudante da SECAL Walter Camilo S. Gomes diz que é muito bom participar do projeto pois o “Foca Foto incentiva a produção fotográfica além da sala de aula com várias abordagens de temas, a produção de portfólio, eu recomendo vem conhecer o projeto”.