Em parceria com a Faculdade Secal, o grupo Foca Foto desenvolve uma série de trabalhos fotográficos denominados “Retratos da Pobreza”, a fim de revelar a desigualdade social da cidade de Ponta Grossa e região.
O objetivo do projeto é mostrar à população ponta-grossence a triste realidade dos moradores de rua, os quais muitas vezes sofrem por falta de alimentação adequada, segurança, saúde, oportunidades de emprego e principalmente moradia.
Este quadro foi acentuado por consequência da crise econômica do Brasil no contexto atual. Em Curitiba, por exemplo, segundo o FAS (Fundação de Ação Social) o número de moradores em abril de 2016 era de 1715 e a situação tende a piorar, caso não melhorem as políticas púlicas de assistência.
Ponta Grossa conta com instituições que prestam assistência aos moradores de rua, entre elas destaca-se: O CREAS pop (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a Casa da Acolhida, o instituto Irma Scheila e quatro associações de moradores, dos bairros Santa Paula, Olarias, Oficinas e Uvaranas. Contudo, é necessário maior empenho do Poder Público para enfrentar esta situação.
O Grupo Foca Foto, além de dar ênfase à questão dos moradores de rua, também vai revelar o cenário vivido por comunidades periféricas que não recebem a devida atenção dos órgãos públicos.
Texto: Antoniella Orlandi
Fotos: Antoniella Orlandi, Hygor Leonardo e Letícia Dovhy