A ideia inicial era debater sobre fotografia e fotojornalismo. Desde então, foram promovidas várias exposições, palestras e visitas a campo. Em 2014, foi lançado uma série de e-books gratuitos sobre cidades dos Campos Gerais.

Acesse o livro clicando no link abaixo

Coleção imagética Ponta Grossa.

Este mês o projeto Foca Foto lança o quarto livro da Coleção Imagética: Lições de Fotografia e Fotojornalismo sobre a cidade de Ponta Grossa. Até então já tinham sido lançados os e-books sobre Lapa, Paranaguá, e Morretes. A jornalista Taís Maria Ferreira, que participou da produção do livro, afirma que um dos intuitos foi aproveitar as fotos produzidas pelos alunos integrantes do projeto, que mesmo sendo de grande qualidade, ficavam engavetadas. Além disso, ela fala sobre a contribuição que o e-book traz para a cidade e para os alunos de Jornalismo: “A contribuição é você ver a cidade com outros olhos. As pessoas da cidade não costumam reparar nos detalhes pela correria do dia a dia, e o livro, por meio das fotos, mostra isso, o que de bom a cidade tem a oferecer”.

O livro contém ISBN, conselho editorial e mais de 70 fotos de variados pontos da cidade. Além disso, teve a contribuição de jornalistas e historiadores que analisaram as transformações da cidade, tanto históricas como sociais. Alunos do curso de Jornalismo também participaram na produção textual. Nilson de Paula afirma que o livro ajudou a retratar Ponta Grossa atualmente, como também seu processo de evolução. “Meu texto em parceria com a Bruna Fernandes e o professor Carlos analisa a sociedade ponta-grossense, do passado e a atual, pelo viés da fotografia. Por meio dessa técnica, a fotoetnografia, produzimos outros artigos que tiveram boa aceitação”.

Valorização dos espaços do município

O livro mescla história e memória, questões que fazem parte do fotojornalismo. As imagens valorizam os espaços da cidade, assim como comenta a jornalista Marina Viglus, que participou da produção: “Acredito que seja uma forma de atrair mais pessoas para conhecerem Ponta Grossa.” A jornalista ainda comenta sobre a importância da produção para os alunos e integrantes do projeto: “Para o grupo é desafiador, sendo que é preciso ter um olhar diferenciado sobre paisagens já conhecidas e, ao mesmo tempo, uma experiência enriquecedora, já que o fotojornalismo exige novos olhares sobre o local”. O livro pode ser acessado na página do Foca Foto e também pelo site da Pró-Reitoria de Extensão Assuntos Culturais (Proex) uepg.br/proex/